(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008


"Meu nome não é Johnny" (2008).

Direção: Mauro Lima.

Com: Selton Mello, Cléo Pires.


Tem uma cena em "Meu nome não é Johnny" que parece ser um pouco reveladora sobre o que é o filme. Nessa cena aparece uma bandeira do Botafogo, uma bandeira preto e branca com uma estrela ao meio, estrela essa que poderia ser alusiva ao sobrenome do personagem principal da trama, mas não parece ser esse o caso.

O filme é "preto" e "branco" (gente o filme é colorido, é só uma metáfora), quase bipolar. Em sua primeira parte transforma o playboy da zona sul com pais omissos e usuário de drogas em um personagem sedutor, inteligente, perspicaz e que faz todos rirem dele e com ele. É a parte "branca" do filme. E é nessa perspectiva que a direção de Mauro Lima pretende levar os expectadores. O início do filme já demonstra o preâmbulo de que dias piores virão. Mas o público não liga pra isso e se diverte com as situações e o jeito inconsequente e desleixado de João Estrella (Selton Mello). E aí reside o grande e maior trunfo da película: Selton Mello.

Mais uma vez o balzaquiano ator paulistano rouba a cena, todas elas, e faz um João quase caricato mas sem cair em bobices, o João de Selton é o que se espera de um pós-adolescente sem preocupações na vida e que se envolve em uma bola de neve sem se importar com as consequências. Sua parceira de cena, Cléo Pires, parece viver uma situação sui generis para atores principiantes. Cléo Pires só precisa interpretar: Cléo Pires! Não quer dizer que isso seja necessariamente ruim, ela é bonita, tem charme e combina com Selton em cena, mas quem viu seus trabalhos anteriores (Benjamim e novelas) pode conferir que só há uma possibilidade para ela: interpretar meninas cariocas (o sotaque dela às vezes é irritante) do Leblon.

A segunda parte do filme é a "preta", lembrando-nos da alusão à bandeira alvinegra. Não como uma condição de "causa e efeito" (fez "isso", aconteceu "aquilo"), mas muito mais pela percepção de que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Obviamente que alguém que faz algo ilegal possui a premissa de que em algum momento pode se dar mal, que pode ser preso. O filme parece não querer mostrar isso. João foi preso mas também poderia não ter sido, porém, e de qualquer forma, ele entraria em uma fase "negra", uma fase em que só uma reflexão interna poderia mostrar que sua vida não era tão boa assim, tão divertida. A prisão foi um caminho para isso, um "meio", mas poderiam haver outros caminhos. Cássia Kiss está muito bem na personagem da juíza que tem um papel importante no desenrolar da trama. Júlia Lemmertz está correta como a sofrida mãe que nada sabia.

"Meu nome não é Johnny" tem algo interessante e que também pode ser encontrado em "Cazuza". O filme não está preocupado com as acusações de glamourização das drogas ou do tráfico, ou com a intenção em tornar (ou não) João Estrella em um herói. Somente demonstra que alguém carismático e inteligente pode fazer coisas erradas, e se dar bem por isso (será que ninguém conhece alguém assim?). As críticas ouvidas sobre "Cazuza", de que a exaltação de certos estilos de vida seriam mal-exemplos para as pessoas que assistissem ao filme, principalmente os jovens, parecem ser bobocas e de uma idéia politicamente-correta-chinfrim, perdida nos anos 90. Quase todo mundo viu Rambo, os filmes do Bruce Willis, Tropa de Elite e ninguém fica atirando em pessoas por aí, ou não se têm notícias desses fatos violentos atreladas às pessoas que viram esses filmes. Deixemos essas maluquices para os jovens universitários norte-americanos.

"Meu nome não é Johnny" não está nem aí para a possível acusação de glamourização das drogas ou de traficantes da zona sul, somente conta uma história que parece ser bem próxima do que realmente aconteceu e isso faz do filme uma excelente pedida para se divertir (e porque não?) e para pensarmos em nossos pais e em nossos filhos.

Besos e bons filmes.


10 comentários:

Priscila Bispo disse...

EU QUERO VER!
;D

palavras sobre qualquer coisa disse...

Espero que a crítica-resenha tenha ajudado um pouco.

Agora serei parcial: eu gostei!

Besos.

Ju disse...

Nossa, Vini, amei seu texto. Eu tb reparei na bandeira do Botafogo, mas cara, nunca teria tamanha visão pra fazer com isso o gancho que vc fez. Quanto à Cléo Pires, concordo plenamente... vc nao vÊ Sophia, mas Cleo Pires...
Quero escrever como vc um dia... ME sinto ridicula de vc ler meu blog tão prego...
Me da o contato da oficina de escrita?
Bjbj
Ps. como faz isso de adicionar outros blogs?

Ju disse...

Descobri como criar o blogroll, muito fácil, eu que sou tapada.

Ju disse...

Só de curiosidade
Blog do selton
http://www.seltonmello.blogger.com.br/

palavras sobre qualquer coisa disse...

Já fui fuçar o blog. Achei bacana, o cara é fera e tem bastante coisas dele, tipo making off mesmo.

Só esse lance "frases" de Selton Mello que é meio caido, mas como é blog-homenagem... será que um dia eu vou ter um blog-homenagem, rs.

Besos.

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

dois blogs com comentaristas de cinema... êita...Palavras e Farelos... enfim.... cinema cinema cinema na veia! muito bom! nao vi mas vou ver - depois volto! beijos!

Priscila Bispo disse...

Vi e gostei!
;D

Anônimo disse...

vi hoje, adorei!
muito boa a observação sobre a interpretação da cleo pires. ela sendo... ela!
[mas eu gosto do sotaque carioca]

selton está sensacional, escrevi um pouco sobre isso no meu blog [não como você, lá eu faço questão de deixar apenas as minhas impressões sobre as coisas. deixo as críticas para pessoas mais eficazes, como você].

amanhã vou assistir EM PARIS, finalmente. tô tentando ver desde a estréia e ainda não consegui.
beijos.

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

vi e gostei muitooo! o selton está demais... pq é bom demais! e a cleo faz o papel que tem que fazer - de gostosa do filme e namorada do play. Roí todas as minhas unhas e dedos durante boa parte do filme, me deu uma certa ansiedade e incomodo..angustia... sabendo que o personagem central ia se danar...caminhando passo a passo [largos] para o abismo. Não me diverti exatamente, pra mim foi um filme tenso, sem ser de aventura ou de ação.. uma história como tantas, tão próximas, tão comum, tão real...perto demais de todos nós...

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!