(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Semideuses

Era manhã e chegávamos à base, de onde começaríamos a subir. Havia a sensação de medo, eu via, seríamos capazes de agüentar? Pedra do Sino, quatro horas de caminhada ininterrupta sob o frio que queimava as narinas e o suor sufocante na garganta.

Estávamos em dez, porém só cinco tinham experiência em acampamentos. Eu estava entre eles, na verdade tínhamos um "acordo" entre nós, e neste trato ocorriam momentos de liderança compartilhada sobre os mais jovens. Incentivávamos a todos e a nós mesmos, pois os pés doíam e as costas choravam pelo excessivo peso das mochilas e o apertar dos tênis, e isso era apenas o começo da subida.

Fiquei para trás, junto com os outros quatro "líderes". Engraçado! Os jovens tomaram a dianteira. Estaria eu, com dezenove anos, cansado? Sim, e muito. Pernas arqueadas, mãos trêmulas, vontade de ir ao banheiro, o suor, frio, calor, céu, chão... estava delirando. O último sentimento que pude lembrar foi o medo de não chegar à Pedra, e então o grande momento...

"Chegamos!". E por um segundo, ou melhor, um dez, minha respiração parou. Ficamos nós observando o que para mim era a visão de Deus sobre a Terra. O Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara, toda aquela paisagem vista do alto do marco que sinalizava a altura da montanha. Dois mil e seiscentos metros.

Gritávamos, uivávamos, em alguns as lágrimas queriam descer, e só não rolaram pelo medo de se congelarem. Éramos semideuses. Eu era um semideus. Chegamos ao absurdo de ouvir um avião e olharmos para baixo. Rimos. Éramos semideuses. Então olhei para os outros quatro e, por um segundo, ou melhor, uns dez, pensamos a mesma idéia, sorrimos e sem falar uma palavra, sorrimos de novo. Sabíamos que nossa amizade e nossas vidas nunca mais seriam as mesmas.

Éramos semideuses.

(para todos os meus amados amigos)


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Um comentário:

palavras sobre qualquer coisa disse...

Obrigado por tudo Carla.

Amo muito você.

Besos.

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!