(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC. Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

domingo, 31 de maio de 2015

Memória da Baixada, Memória Familiar

Foi extremamente emocionado que travei meu primeiro contato com esta foto poucos dias atrás. Minha mãe tinha a absoluta certeza que eu já a conhecia, mas não. Me segurei para não derramar lágrimas na frente dela, de meu pai, de meu sobrinho e de minha esposa. Minhas lágrimas se travestiram em uma interpretação de mero interesse histórico.

A história de minhas famílias se confundem com a história de Mesquita, pedaço de terra na Baixada Fluminense que por algum motivo ou destino forjou em determinado momento a minha existência. 

Meus bisavós maternos eram portugueses que vieram ao Brasil tentar a vida no início do século XX. Em determinado momento meu bisavô teve um dos maiores armarinhos/mercados em terras de Jacutinga. Para ser mais exato na antiga Rua Alice (não sei o nome atual), onde ainda hoje se situa o cemitério municipal de Mesquita.

Nesta foto podemos ver e sentir um pedaço de minha história familiar e que se confunde também com a história desta terra e seu povo. Vemos a configuração social exposta na gente simples em rua de terra e que por algum motivo posou para este retrato em frente a um estabelecimento comercial. Crianças negras e mestiças, uma carroça, um cão preto e branco, homens de chapéu e casaca, mulheres em seus vestidos, todos alinhados a olhar para o retratista, menos o cão e o cavalo, justo. Em algum momento de sua vida e por motivos que não sei quais meu bisavô perdeu tudo do pouco que tinha conquistado.

Na parte superior lemos "Fernandes & Filhos", ainda hoje meu sobrenome. Na porta central podemos ver meu jovem e belo avô Antônio Fernandes. Um pouco mais distante, quase em frente à segunda porta da esquerda para a direita, vemos meu bisavô. Ambos vestiam roupas completamente brancas.

Acredito que todas essas pessoas já se foram. Meus avós agora só existem como pó e imagens descascadas de uma foto antiga. Mas afirmo que ainda vivem em minha memória, em meu coração e... em mim.

Esta foto foi tirada provavelmente entre os anos 1920/30.







Vinícius Fernandes da Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense. Atualmente é coordenador do Grupo Baixada Fluminense da Anistia Internacional.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário:

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades

Obvious Lounge: Palavras, Películas e Cidades
Agora também estamos no incrível espaço de cultura colaborativa que é a Obvious. Lá faremos nossas digressões sobre literatura, cinema e a vida nas cidades. Ficaram curiosos? É só clicar na imagem e vocês irão direto para lá!

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC

(in)contidos - O novo livro de Vinícius Fernandes da Silva do PSQC
Saiba como adquirir o mais novo livro de Vinícius Silva clicando nesta imagem

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!

Palavras Sobre Qualquer Coisa - O livro!
Para efetuar a compra do livro no site da Multifoco, é só clicar na imagem! Ou para comprar comigo, com uma linda dedicatória, é só me escrever um email, que está aqui no blog. Besos.

O autor

Vinícius Silva é poeta, escritor e professor, não necessariamente nesta mesma ordem. Doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, cientista social e mestre em sociologia e antropologia formado também pela UFRJ. Foi professor da UFJF, da FAEDUC (Faculdade de Duque de Caxias), da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e atualmente é professor efetivo em sociologia do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Criou e administra o Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge. Já trabalhou em projetos de garantia de direitos humanos em ONG's como ISER, Instituto Promundo e Projeto Legal. Nascido em Nova Iguaçu, criado em Mesquita, morador de Belford Roxo. Lançou em 2015, pela Editora Kazuá, seu segundo livro de poesias: (in)contidos. Defensor e crítico do território conhecido como Baixada Fluminense.

O CULPADO OCUPANDO-SE DAS PALAVRAS

Contato

O email do blog: vinicius.fsilva@gmail.com

O PASSADO TAMBÉM MERECE SER (RE)LIDO

AMIGOS DO PSQC

As mais lidas!